sábado, 30 de julho de 2011

Vasco X Bahia: Perdi o momento...

Amigos, 

Por compromissos pessoais creio que perdi o momento oportuno de fazer uma análise tática desta partida.

Por isso, aproveito para alguns comentários pontuais e para os projetos, ainda otimistas apesar do tropeço.

-Élton entrou mais cedo em campo e salvou o Vasco de um grande desastre. Dessa vez, o unico queimado foi Alecsandro: o centro-avante que não funcionou. Esse fato parece enfraquecer minha idéia de que Gomes precisa escolher um dos dois e manter em campo por 90 minutos. Apesar disso, creio ainda que ambos podem apresentar algo muito parecido para o Vasco, e pra isso precisam de confiança e sequência. Amplio a idéia. Não basta colocar 90 minutos em campo sem trocar o centro-avante. Tem que escolher um e testar asism por duas ou três partidas. Acho que surtirá mais efeito.

-A atuação de Felipe não foi tão ruim quanto parece. Já sabemos que o esquema tático e as obrigações defensivas o prejudicam, assim como prejudicam Juninho. Além disso, temos agora dois ídolos de qualidade incontestável dividindo as funções de marcação de um flanco e organização alternada das ofensivas. Deveria ser ÓBVIO que o Felipe apareceria menos e seria menos decisivo para o Vasco no ataque. Afinal, nem tudo agora passa por ele.

-Relacionado a isso, apareceu novamente a inversão de posições entre meias esquerdo e direito. Continuo achando isso um sistema interessantes por favorecer as enfiadas de bola em tempos que nossos laterais andam pouco efetivos. Porém, deveria ser também óbvio que isso geraria mais erros de passe, porque enfiadas SÃO DIFÍCEIS. Daí também o fato de pregarem o Felipe na cruz injustamente.

-Ao mesmo tempo, insisto que a pouca efetividade de nossos laterais é relativa, e não tão grave. Não comento Márcio Careca que é "caso perdido", mas Fagner vem também apresentando bom futebol. Entretanto, ele não vem mais sendo tão exaltado como fora até antes de sua contusão. Ele ficou ruim? Não. Acontece que esperam dele um jogo que não é o dele. O Fagner vem apresentando boas jogadas individuais na intermediária e boas tabelas, distribuindo o jogo pela ponta junto com o Éder Luís. Mas quando um lateral faz isso, ele não é valorizado porque querem semrpe um sujeito que cruze o tempo todo. Afinal, cruzamentos são emocionantes, mas não são a única maneira de jogar. Caso queiaram relebrar o que penso disso: "o trabalho do lateral"

-Defensivamente, contra a retranca do Bahia, o Vasco se comportou bem. Não precisamos marcar muito nem dispensar muitos esforços pra isso. Essa não foi uma partida boa para sabermos se nosso sistema defensivo funciona bem no meio campo com Rômulo, Juninho e Felipe. Afinal, o gol que levamos foi num contra-ataque dos mais mortais, quando o time está saindo para o ataque,  e num momento em que a zaga parou para fazer linha de impedimento sem sucesso.

Por que então bons projetos? Porque apesar dos pesares, o Vasco só não reverteu o placar porque o futebol é aquela chatíssima caixinha de surpresas. Principalmente contra um time de René Simões, que só consegue jogar bem em situações difíceis como a do Bahia.

A partida contra os tricolores de SP será dificílima, e, sem treinamentos específicos, espero uma formação igual.
- Será ela a prova de fogo de nosso losango no meio campo. Se não der certo, devemos guardá-lo apenas para partidas onde o adversário é menos ofensivo. Eles atacarão dentro de casa.

- Por isso mesmo, é possível que consigamos um bom resultado. Times bons tecnicamente têm mais facilidade contra quem joga mais aberto do que contra quem retranca até a última possibilidade. Vide a derrota para o Cruzeiro de Joel "ferrolho" Santana.

- E SE conseguirmos um bom resultado, é o momento de alimentarmos a esperança de terminar o turno muito bom-posicionados. Por mais que nossas próximas rodadas sejam muito difíceis, precisamos recuperar o perdido contra o Bahia para terminar o primeiro turno em boas condições de brigar sério no segundo. Chegando na metade do segundo turno embolados com o G4, teremos chance da arrancada.

Por isso, apesar das críticas, bons projetos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário