quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Vale uma semi-retrospectiva... (Vas x Cea)

Uma obrigação bem-feita contra o Ceará em casa!

Não podíamos esperar algo diferente de uma vitória convincente. Infelizmente, como em todas as quartas-feiras à noite, estava trabalhando e não assisti à partida. Meus alunos não estavam lá porque estavam vendo o futebol, mas eu precisava estar... Resultado: novamente, não tenho muito o que falar do jogo para além do que vi nos melhores momentos e do que li nos blogs que acompanho. Muitos, porém, ainda não publicaram suas postagens sobre o dia de ontem. Não posso deixar de comentar, portanto, que o pré-jogo do JC, blogueiro do Vasco no globoesporte.com, está completamente de acordo com o que venho falando: "É hora de arrancar!".

Então aproveito o espaço para avaliar nosso primeiro turno e projetar o segundo.

Antes de começar de fato, não posso deixar de dizer que acredito que a boa evolução que Ricardo Gomes teve até agora tem contribuição da grande corrente de orações, bons desejos e pensamento positivo não apenas dos vascaínos, mas dos Brasileiros. Mas ele é o nosso técnico. E é aí que precisamos nos diferenciar. A onda de solidariedade espiritual com nosso chefe Brasil afora já acabou praticamente enquanto fenômeno coletivo. Mas a torcida vascaína não pode abandonar essa posição. Porque ele se recupera bem, mas tem um longo caminho no qual precisará de muito apoio. Sua família e amigos estarão lá. Mas se a torcida vascaína estiver com ele o tempo todo, com certeza será melhor.

A vitória de ontem marcou nosso começo no segundo turno. Se até a Terça-Feira não havíamos tido nosso momento mais propício de arrancada, precisamos ter a consciência de que ele começou na Quarta. Poderia ter começado antes, vencendo o clássico contra os urubulinos. Mas isso pode não ser decisivo, porque nossos adversários mais diretos tiveram uma rodada ruim e nos deixaram a segunda posição para perseguir aqueles que nada têm. Vejamos nossos primeiro e segundo turnos:

CEA 1 X 3 VAS / VAS 3 X 1 CEA
VAS 3 X 0 AMG / AMG  X  VAS
CFC 5 X 1 VAS / VAS  X  CFC
VAS 1 X 1 FIG / FIG  X  VAS
GRE 1 X 1 VAS / VAS  X  GRE
ATG 0 X 1 VAS / VAS  X  ATG
VAS 0 X 3 CRU / CRU  X  VAS
COR 2 X 1 VAS / VAS  X  COR
VAS 2 X 0 INT / INT  X  VAS
VAS 2 X 1 CAP / CAP  X  VAS
CAM 1 X 2 VAS / VAS  X  CAM
VAS 1 X 1 BAH / BAH  X  VAS
SPO 0 X 2 VAS / VAS  X  SPO
VAS 2 X 0 SAN / SAN  X  VAS
BOT 4 X 0 VAS / VAS  X  BOT
VAS 1 X 0 PAL / PAL  X  VAS
AVA 0 X 2 VAS / VAS  X  AVA
VAS 1 X 1 FLU / FLU  X  VAS
FLA 0 X 0 VAS / VAS  X  FLA

As primeiras 6 rodadas do segundo turno são de dificuldade reduzida. Já vencemos o Ceará e, fora de casa, pegaremos apenas América - MG (que está na rabeira da tabela) e Figueirense (que surpreende na sétima colocação mas não possui a força e tradição do Vasco embalado). Temos ainda Grêmio, Atlético - GO e Coritiba em casa. Está nítido que este é o momento de embalar e conseguir um grande aproveitamento. Disputaremos esses 18 pontos, 3 já conquistados, com a obrigação de fazer bons resultados para conseguirmos embalo para as partidas difíceis que se seguem e para confirmarmos que chegaremos ao fim do campeonato brigando diretamente pelo caneco.

Isso é fundamental porque depois teremos partidas difíceis e importantes (Cruzeiro fora, Corinthians em casa e Internacional fora), seguidas por outra sequência de três partidas teoricamente mais fáceis: Atlético - PR (F), Atlético MG (C) e Bahia (F). As seis partidas subsequentes ao nosso momento de arrancada complicam nossa vida porque dificultam uma boa sequência, ao mesmo tempo em que nelas é necessário recuperar resultados que não poderiam ter ocorrido no primeiro turno (perdemos para o Cruzeiro e empatamos com o Bahia). Se esse segundo momento não será propício a uma arrancada, ele é fundamental para, uma vez cumprido o objetivo de arrancar nas primeiras seis rodadas, mantermos uma situação favorável à disputa do título com superação. Caso não consigamos arrancar no início, o que não quero nem imaginar, teremos que nos desdobrar num momento complicado para a recuperação.

O terceiro bloco de seis rodadas é o bloco dos confrontos diretos. Fora o Corinthians, enfrentado na 8ª rodada do segundo turno, jogaremos com muitos times que estarão na disputa: São Paulo (C), Santos (F), Botafogo, Palmeiras (F), Avaí (C) e Fluminense. Destes 6, penso que 4 estarão disputando pelo menos a "Zona da Libertadores". No final do campeonato, este será o bloco de partidas mais decisivo. Jogaremos dois clássicos onde sempre temos mais torcida, duas partidas em casa (uma na disputa direta pelo título e outra que poderá funcionar como um "escape" para toda a pressão) e duas partidas muito difíceis fora de casa. Isso mostra muito claramente a idéia geral de que precisamos "sobrar" nas primeiras 6 rodadas para termos a possibilidade de fazer apenas o suficiente nas outras 13 com o embalo do vascaíno acreditando no título.

Aí sim, poderemos fazer um clássico contra o fRamengo em alto nível. E, se no primeiro turno não vencemos os clássicos, precisaremos fazê-lo no segundo: é fundamental compensar a derrota para o Botafogo e o empate com o Fluminense. Como já disse, campeão do Brasileirão precisa vencer os clássicos. E é claro, deveríamos ter vencido o fácil clássico com os de preto e vermelho no primeiro turno: na última rodada com certeza será mais difícil.

É claro que, no final das contas, o que importa é o número de pontos e não contra quem vamos conquistá-los. Por isso, precisamos levar em consideração que nos últimos  quatro campeonatos, os campeões tiveram um aproveitamento de pontos bastante próximo do nosso. Como este ano a briga pela ponta está muito disputada, é de se esperar que tenhamos um campeão com um numero de pontos relativamente reduzido. Analisando os resultados do primeiro turno, fica nítido que temos condições de garantir um desempenho melhor: tropeçamos contra Figueirense, Cruzeiro, Bahia e Botafogo, enquanto poderíamos também ter garantido um resultado melhor contra Flamengo, Fluminense e Grêmio.

É óbvio que não estou esperando a recuperação de tudo isso no segundo turno. Isso significaria a conquista do campeonato sem a menor dúvida. Estou consciente de que teremos tropeços, resultados ruins ou medianos. Mas nossos adversários também o farão. Repito, nesse segundo turno bons resultados nos clássicos e nos jogos considerados fáceis (os dentro de casa contra times pequenos e médios; os fora de casa contra os pequenos) serão decisivos para que tenhamos o "luxo" de podermos empatar ou até mesmo perder os jogos extremamente difíceis, que serão os fora de casa na disputa direta pelo título.

O Vasco sempre se supera e conquista suas taças na dificuldade. Estamos passando por um momento assim e precisamos fazer valer o medo que todos sentem quando o Gigante leva uma pedrada, mas se levanta. Esse é um grande momento de motivação, apesar de termos perdido o trabalho de um grande técnico. Até aqui, construímos uma boa campanha com um ótimo trabalho tático, um bom desempenho técnico e uma dose menor de coração dos jogadores e torcida. Com toda a certeza a receita para o segundo turno se inverterá. Coração será fundamental.

Quero dizer, dificilmente teremos, daqui pra frente, a grande qualidade que tínhamos na organização e variações táticas dentro de cada confronto e no jogo-a-jogo. É possível que dependamos ainda mais da qualidade técnica de nossos jogadores, mas como temos uma situação complexa em que tática, técnica e coração produzem confusas influências um no outro, o nosso fator de compensação principal estará na cabeça de cada jogador, membro da comissão técnica e torcedor.

Que o façamos valer desde já, apoiando e enchendo o estádio SEMPRE daqui pra frente!

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário